domingo, 12 de abril de 2009

O futebol moçambicano: vivendo e aprendendo!

Fevereiro de 2008.
Tinha acabado de chegar em Moçambique.
Uma das primeiras coisas que fiz foi ir no bar assistir um jogo.
Pra minha sorte, era ano de Copa da África.
O jogo: Gana x Camarões.
Nada a ver com Moçambique.
Mas o bar estava lotado.
De repente, placar de 0 x 0, ataque perigoso pra Gana.
A bola quase entra, e a galera do bar grita, comemora, se abraça.
Estão torcendo pra Gana, pensei eu.
Na sequência, ataque pros Camarões.
Na sequência mesmo, no contra-ataque!
Jogada bonita, gol dos Camarões.
Tristeza no bar?
Nada.
A mesma galera grita, comemora e se abraça.
Na verdade não importa quem fez o gol.
O que importa é que foi gol.
E gol africano!

Abril de 2009.
Acabo de retornar à Moçambique.
Uma das primeiras coisas que fiz foi ir jogar bola sábado de manhã.
E “jogar bola” é “jogar bola” em qualquer lugar.
Dividir os times, reclamar de falta, bagunça pra entrar o próximo.
“Ipsis lipsis”.
Tudo bem que o campo que eu jogo é, por assim dizer, mais “natural”.
A bola sai quando entra no capim.
Tá na areia, tá dentro.
Mas se bater na árvore segue o jogo.
Enfim...
Mas não é esse o mais divertido.
Estava eu na defesa.

Um cara do meu time com a bola dominada no meio-campo.
Vem um adversário por trás pra roubar a bola dele.
Meu companheiro de zaga grita: polícia!
Na hora olhei pra fora do campo.
Mas não vi nada.
Vai entender.
Na jogada seguinte, mesma coisa.
O adversário veio por trás pra roubar a bola, e novo grito: polícia!
Aí eu entendi.
Aqui, você não avisa “ladrão”.
Você avisa “polícia”.
Agora cada um que tire suas próprias conclusões.
E eu confesso que já tirei a minha.

8 comentários:

Unknown disse...

você é fera demais!
até que enfim noticias sua!

saudades...
no futebol aqui os cara gritam "gol" qdo eu pego na bola.pergunte ao chueco!

to indo viajar abraço

Bru Pio disse...

Guiça! Irei acompanhar suas novidades por aqui! Saudade !
beijos!

Unknown disse...

oi guiça! Adorei que vc lembrou de mim e da mary jane no email! Muito boas as reflexões futebolísticas!
bjinhos!

Patty

Fellipe Duarte, O Chueco disse...

Levando por esse lado, aqui agente podia gritar coisas como: Deputado!! Juiz!! Maluf!! e coisas do tipo né!!hahaha

Júlia disse...

Para quem disse que só o Chueco entrava... ta bombando de comentários hein?? Saudades Guiça!!!

Sophia Branco disse...

A ressaca desse dia ainda te deixou refletir sobre o que o cara tava a gritar, foi? Eu pensava que só acordar já tinha sido um sacrifício.

Unknown disse...

A minha conclusão é de que polícia é polícia em qualquer lugar, até na África!

Blog de Chico Carneiro disse...

Pois é "camarada" Antônio, vicenciar África é muito importante pra desmistificar pré-conceitos. Gostei da tua escrevinhação, articulada e bem pensante. Bola pra frente (sem polícia ou ladrão!)
Chico Carneiro