quarta-feira, 21 de maio de 2014

Descubram o Morumbi















Ontem li uma notícia estranha.
A princípio, ela é péssima.
Pra nós, são-paulinos, claro.
A oposição tanto fez que conseguiu.
Melou a cobertura do Morumbi.
O estádio permanecerá o mesmo por um bom tempo.
O mesmo de mais de 50 anos atrás.
E esse, talvez, seja o lado ótimo da notícia.
Hoje a moda são as arenas.
Cobertas e próximas do campo.
Idênticas umas às outras.
Palmeiras e Corinthians entraram na onda.
A do Palmeiras está a caminho.
Tudo leva a crer que será um luxo.
Ainda que vá demorar pra ser realmente palmeirense.
A do Corinthians está pronta (ou quase).
Inaugurada no último fim-de-semana.
E uma coisa me chamou a atenção.
Não foi unânime entre corinthianos.
Alguns disseram sentir saudades do Pacaembu.
Disseram ser frio o novo estádio.
Possivelmente é questão de tempo.
Aos poucos, a atmosfera do estádio vai se formando.
Apesar de ser difícil se despedir da antiga casa.
Mas há outra crítica.
A da entrada de cabeça no futebol moderno.
Na padronização e setorização internacional.
Como eu disse, as arenas são todas muito parecidas.
E são como shopping-centers.
Divididas em setores que são como lojas.
Os ingressos são caríssimos.
O comércio ambulante, proibido nas redondezas.
E, pra mim, isso acaba com o programa de “ir no jogo”.
Além de impossibilitar para muitos.
Por isso fico feliz com a não-modernização do Morumbi.
Ok, o Morumbi já é bem setorizado.
E isso me irrita bastante.
Mas ainda restam as arquibancadas.
Sinceramente, fiquei triste quando colocaram as cadeirinhas.
Gostava daquele cimentão.
Cabia mais gente.
Mas me acostumei.
Recentemente, trocaram as cadeirinhas.
Não eram mais azuis, laranjas, amarelas e vermelhas.
Agora, são todas vermelhas.
Também não gostei.
Talvez eu tenha uma preferência pelo tradicional.
Mas aquelas cores faziam parte do espetáculo.
Assim como o comércio ambulante.
Tomar uma cervejinha na rua.
Fazer prognósticos.
Ainda que tenham proibido, também, o pernil.
De qualquer maneira, a atmosfera de estádio se mantém.
A cobertura não mudaria isso.
Mas acataria os padrões internacionais.
Mudaria as características do Morumbi.
Falem o que quiser.
Que a arquibancada é longe e etc.
Mas gosto muito de ver jogo lá.
Isso torna o Morumbi único.
E ele pode até ser meio frio, quando vazio.
Mas, lotado, é insuperável.
Entendo que economicamente a cobertura é boa.
Que o dinheiro dos shows é importante.
Que o futebol, hoje, é business.
Mas o Morumbi faz parte da minha vida.
Parte importante.
E não gostaria de perdê-lo aos poucos.
Ainda que ultimamente eu não tenha sido muito assíduo.
Só mais uma coisa em relação à cobertura.
Às vantagens de um Morumbi descoberto.
Que me perdoem os frescos.
Mas se tomar chuva no dia-a-dia é ruim.
Comemorar um gol.
Com estádio lotado.
Debaixo de chuva.
É indescritível.

Nenhum comentário: