segunda-feira, 30 de junho de 2014

Por que eu torço pelo Brasil na Copa


Não sou a favor da CBF.
Mas uso a camisa da seleção nos jogos da Copa.
E a minha camisa tem um símbolo da CBF.
A princípio não deveria usar.
Mas uso.
A razão é banal.
Não tenho outra.
Uma camisa amarela não faz as vezes.
A da seleção identifica.
Todos na rua sabem que sou brasileiro.
Mas é legal vestir a camisa.
Simplesmente quero me identificar.
Quero torcer.
Também não gosto da FIFA.
Gostaria de ser contra o futebol moderno.
Que hoje é sinônimo de futebol profissional.
Sem ingenuidades.
Não é só a primeira divisão.
Tem o cara da quarta divisão.
Do futebol piauiense.
Que joga pra ganhar dinheiro.
Eu sei que ele gosta de jogar bola.
Mas é o emprego dele.
E passa pela CBF.
Pela FIFA.
Quisera os problemas fossem só o futebol.
Não gosto da CBF.
Não gosto da FIFA.
Mas vejo a Copa.
E torço pelo Brasil.
Pelo time da CBF na Copa da FIFA.
O pensamento crítico encontra uma barreira.
A razão, por si só, não deixaria.
Não faz sentido.
É tudo business.
É tudo espetáculo.
A sujeira corre solta.
Mas não consigo acreditar que é comprado.
O juiz pode ser meio tendencioso.
Mas nada compra um golaço.
Uma bomba do meio campo.
Uma Costa Rica.
E no meio disso tudo, me pego torcendo.
Reclamando do passe errado.
Passando a mão no cabelo no perigo adversário.
Comemorando um gol.
Vai Neymar!
Dane-se seu salário.
Dane-se sua cueca.
Dane-se suas bananas.
Eu quero mais é escalar o time.
Falar onde tinha que cruzar a bola.
Como que tinha que finalizar.
Quem deveria entrar.
A falta que não podia fazer.
A mordida que não podia dar.
Saber se você concorda.
Saber se você discorda.
Saber quem você escalaria.
Onde você cruzaria a bola.
Como você finalizaria.
Em quem você faria a falta.
Quem você morderia.
A questão é simples.
Não consigo torcer contra.
Eu vejo o jogo e torço.
Não sofro muito.
Como sofro com o São Paulo.
Mas fico apreensivo.
Vislumbro o melhor passe.
Me ajeito num ataque perigoso.
Comemoro o gol.
Sofro com a possibilidade de não ganhar.
De não ter outro jogo.
De não ver a cidade parar de novo.
Os mercados cheios.
Os ônibus e metrôs animados.
As reuniões regadas à cerveja.
Os mini-feriados.
Os bolões.
O clima de Copa.
Do qual eu duvidei que teria esse ano.
E do qual eu gosto tanto.
Dane-se a FIFA.
Dane-se a CBF.
Eu torço pro Brasil mesmo.
Apesar da torcida deprimente.
Que vaia até hino adversário.
Não é essa que me importa.
Me importa a torcida próxima.
Que discute comigo.
Que torce comigo.
Que torce pro Brasil ganhar.
Não pra CBF ou a FIFA se darem bem.
Torce pra ter festa.
E pra ter uma nova reunião.
Usando a seleção como desculpa.
Vai Brasil!

Um comentário:

Lika FRÔ disse...

Eu faço parte da torcida que está próxima de você. E por você eu vi praticamente todos os jogos da copa e torci como nunca para o Brasil. A Copa fez o futebol se aproximar de mim e eu mais ainda de você. Te amo, meu gordinho lindo!